Efeitos hormonais e/ou acúmulos de gordura podem ocasionar crescimento das mamas masculinas causando desconforto em jovens adultos ou adolescentes. A sua causa é um desenvolvimento descontrolado de tecidos na região mamária masculina, ocorrendo nas fases de mudanças hormonais do homem (primeira infância, adolescência e velhice).
O tratamento cirúrgico consegue uma redução significativa do volume e da forma na maioria dos casos, usando-se geralmente da lipoaspiração e em alguns casos outro tipo de cirurgia para retirada do excesso de pele.
A Ginecomastia se manifesta como uma massa na região mamária palpável, variando de 1 a 10cm de diâmetro, podendo ser em apenas uma das mamas ou nas duas. Essas mudanças geralmente não se manifestam de maneira significativa no mamilo ou aréolas e os sintomas se limitam à massa palpável e dor de baixa intensidade durante a palpação principalmente em adolescentes.
O tratamento escolhido vai depender da causa de Ginecomastia, sendo as causas mais comuns um aumento nos estrógenos, diminuição nos andrógenos ou um déficit nos receptores androgênicos.
A cirurgia se dá por uma pequena incisão em forma de semicírculo na parte inferior da aréola, sendo uma cicatriz praticamente invisível com o tempo. É retirada a glândula de consistência dura e aumentada. Em casos de ginecomastia formada por gordura, a cirurgia pode ser feita através de lipoaspiração.