Também conhecida como lipoescultura, a lipoaspiração remodela áreas específicas do corpo, removendo o excesso de depósitos de gordura, melhorando os contornos e a proporção.
Apesar de boa saúde e da prática de exercício físico, algumas pessoas podem, ainda, ter um corpo com contornos desproporcionais devido a depósitos de gordura localizada. Estas áreas podem ocorrer devido a características genéticas, à falta de controle do peso ou de atividade física. A lipoaspiração pode ser usada para tratar acúmulos de gordura em várias partes do corpo, incluindo coxas, braços, pescoço, cintura, costas, parte medial do joelho, peito, bochechas, queixo, pernas e tornozelos.
As cicatrizes da cirurgia são pequenas, de 3 a 6mm e são realizas em áreas escondidas, como por exemplo: marca do biquíni ou dentro do umbigo.
Existe um limite máximo para retirada de gordura que varia de 5 a 7% do peso corporal e no máximo 40% de superfície corporal. O resultado depende da capacidade de retração da pele de cada paciente. Caso haja flacidez, podem ser necessário procedimentos adicionais para complementar o resultado.